top of page

PRODOCÊNCIA

Projeto:
Redes interdisciplinares na formação inicial e continuada de educadores para a Educação Básica em Santa Catarina
OBJETIVOS

Fortalecer as redes de saberes e práticas constituídas no âmbito dos cursos de Licenciatura da UDESC caracterizando-as como interdisciplinares e voltadas à discussão sobre a formação inicial e continuada de educadores para a Educação Básica em Santa Catarina. Considerando a riqueza das especificidades de cada uma das licenciaturas envolvidas no projeto, pretendemos que as discussões sejam interdisciplinares e que atinjam as dimensões científica, cultural, artística e tecnológica, além da pedagógica. Com a participação da UDESC no Prodocência em 2009-2011, conseguimos constituir uma rede de saberes e práticas com representantes docentes e discentes dos cursos de Licenciaturas da UDESC cuja produção teórico-prática foi socializada com os professores da Educação Básica. Estabelecida a rede, pretendemos, com o Prodocência edição 2013 fortalecê-la para que não se percam os frutos decorrentes das ações realizadas a partir da primeira edição e também para que novas ações, baseadas na nova realidade educacional, sejam implementadas. Além disso, pretendemos que as discussões sobre formação inicial e continuada sejam ampliadas em torno das seguintes áreas temáticas: estágios curriculares, utilização de laboratórios de ensino, produção de material pedagógico e atuação dos cursos de formação de professores.

RESULTADOS

A UDESC pretendeu, com a caracterização de redes interdiciplinares formadas com os cursos de Licenciatura da Universidade, definir propostas de ações junto à Escola Básica e junto à comunidade acadêmica que colocassem em discussão crítica os processos de formação inicial e continuada de professores. Com o apoio do Prodocência, foi promovida uma aproximação das comunidades da Educação Básica e da Educação Superior, agregando escolas parceiras para a realização de projetos interdisciplinares e interinstitucionais de forma que os resultados desse trabalho tivessem efeito tanto nos saberes e práticas do professor em processo de formação inicial quanto no professor em serviço que anseia por formação continuada de forma articulada e interdisciplinar. Como resultados alcançados, destacamos:

  • registro e compartilhamento de experiências;

  • aprofundamentos teóricos e práticos;

  • discussão articulada entre saberes e práticas relacionados a projetos de ensino, pesquisa e extensão;

  • produção de material de referência sobre quatro relevantes temas para os processos de formação de professores, seja ela a inicial ou a continuada:

    • estágios curriculares de observação e de regência

    • produção de material didático 

    • laboratórios de ensino 

    • atuação dos cursos de formação de professores

  • manutenção e ampliação do portal eletrônico criado na edição 2009-2011 para divulgação das novas ações tornando-o um repositório digital da rede interdisciplinar criada;

  • divulgação das ações de qualidade já existentes na UDESC como diferenciação curricular para que as demais licenciaturas conheçam, avaliem e possam tomá-las como objeto de análise e desenvolvimento de atividades interdisciplinares envolvendo os Laboratórios dos Centros e as Escolas Básicas, a fim de discutir e melhor situar necessidades, temas, conceitos e procedimentos metodológicos;

  • realização de Fórum presencial de discussão que reuniu todos os centros da UDESC envolvidos na proposta e as escolas parceiras para socializar e debater as ações do projeto.

 

No âmbito da formação inicial, a UDESC reúne conhecimentos sobre processos inovadores e políticas de inclusão para subsidiar novas práticas na escola a partir de uma política diferenciada para as disciplinas “Currículo”, “Metodologias para Iniciação a Prática da Pesquisa e da Extensão”, “ Prática de Ensino e Prática Pedagógica” e “Estágio Curricular”, comuns às licenciaturas da UDESC. Já no âmbito da formação continuada, por meio dos espaços de aproximação com a sociedade, a instituição apresenta potencial para oferta de cursos presenciais e/ou a distância, bem como de promover seminários e oficinas temáticas aos professores e estudantes da Educação Básica do estado de Santa Catarina. Para aproximar os currículos dos cursos de licenciatura da UDESC com o desenvolvimento científico, cultural, artístico e tecnológico, nosso projeto do Prodocência teve como metas:

  • a formação inicial dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, qualificando-os e instrumentalizando-os para a docência na Educação Básica e

  • a formação continuada dos professores da rede pública do estado de Santa Catarina, através da oferta de seminários e oficinas temáticas, realizados/as nas Escolas e na Universidade, bem como cursos presenciais e/ou a distância, qualificando-os e instrumentalizando-os no aprofundamento de discussões teórico-metodológicas sobre as temáticas e as linguagens propostas, e suas relações com o ensino e com a aprendizagem.

 

No cenário atual, o presente projeto buscou fortalecer a ação de uma rede de saberes e práticas de forma interdisciplinar articulada no âmbito dos cursos de licenciatura da UDESC. As questões discutidas foram problematizadas considerando os desafios escolares no âmbito estético, científico e tecnológico. Os Cursos de Licenciatura envolvidos neste projeto guardam especificidades, mas potencial para a interdisciplinaridade. Nesse sentido, optamos pelo trabalho com linguagens numa perspectiva de inclusão e por três razões fundamentais: (1) pelo caráter multidisciplinar e ao mesmo tempo interdisciplinar que o trabalho com as linguagens numa perspectiva inclusiva recomenda e recorre; (2) porque os centros da UDESC envolvidos nessa proposta já possuem experiência no desenvolvimento de trabalhos que mobilizam linguagens diversas; (3) porque o trabalho didático e metodológico com diferentes linguagens constitui uma das principais e elementares demandas colocadas às escolas, ao ensino e à formação para o ensino na contemporaneidade e que os cursos de licenciaturas precisam enfrentar. 

bottom of page